quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Discussão

Em que medida a utilização de tecnologias móveis pode potenciar um maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares?
 

8 comentários:

  1. Os alunos são naturalmente adeptos das novas tecnologias e têm muita facilidade de aprendizagem a esse nível. Assim, considero que a utilização de tecnologias móveis nas atividades escolares pode cativar mais a atenção e curiosidade dos alunos, fazendo com que se envolvam mais ativamente e possivelmente retirem um maior proveito dessas mesmas atividades. A sua enorme familiarização e apego aos dispositivos móveis, nomeadamente ao smartphone, desencadeará uma motivação acrescida pela atividade e potenciará uma melhor aprendizagem dos conteúdos abordados.

    José Manuel Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Existe uma forte predisposição dos nossos alunos pela utilização de dispositivos móveis, muito em particular dos smartphones. Vejamos, eles marcam encontros, mandam recados via sms, conversam nas redes sociais, nos blogs, tiram fotos, ouvem música, etc.
    Podemos encarar o uso das tecnologias móveis como uma vantagem e também como uma forma de motivar e incentivar os alunos a participarem nas atividades letivas propostas, facultando-lhes um papel mais ativo e participativo na sua aprendizagem!! Vejamos o exemplo dos quizzes na app Kahoot.!!

    Sofia Sampaio

    ResponderEliminar
  3. As crianças nascem já com a tecnologia no colo, as novas tecnologias (smartphones e tablets) já são as babysiters do futuro.
    Assim o que para nós leva tempo a absorver nas novas tecnologias para eles é quase um dado aquirido.
    Pois a grande generalidade dos dispositivos são tácteis e isso facilita em muito a aquisição motora das mesmas, mas por outro lado não podemos esquecer que são crianças e que pais e educadores têm de estabelecer as barreiras ou limites de até estes podem explorar.
    Assim sendo no ensino deveremos utilizar sem abusar das novas tecnologias ...

    ResponderEliminar
  4. Aqui surge, talvez, uma nova forma de comunicar...de interagir...
    A linguagem visual e escrita que pode ser apresentada aos alunos, em contexto de sala de aula, está repleta de significados, aqui surge a aprendizagem pela imagem, pelo uso de mídias, recursos e ambientes interativos dos quais podemos mencionar como exemplos, o chat, o blog, os jogos, etc. Na prática, todo um universo a explorar...


    ResponderEliminar
  5. Julgo que a metáfora de ter o "mundo na ponta do dedo" se aplica na totalidade.

    ResponderEliminar
  6. ...alguém em tempos disse: " entreguem-me uma criança e eu farei dela um génio!"...
    ...ponha-se um smartphone ou um tablet nas mão de uma criança, e vejam-na a interagir ....

    ResponderEliminar
  7. Penso que a utilização das tecnologias móveis podem envolver mais os alunos nas suas aprendizagens porque é um dispositivo que todos (ou quase todos) os alunos dispõem. As aplicações que se podem utilizar na sala de aula são motivadoras e desafiantes alterando a rotina da sala de aula e permitindo que o aluno adquira o currículo de forma diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci a identificação.... Arminda Costa

      Eliminar