terça-feira, 4 de novembro de 2014

Apps para apender. Que desafios?

O Mundo das APPs ...

... é tão vasto que é quase impossível conhecer todas as aplicações existentes. A cada dia que passa desaparecem umas e nascem outras. Vamos discutir os desafios que esta situação nos coloca na hora de escolher as melhores.

9 comentários:

  1. O grande problema com a grande parte das apps grátis é estas poderem sempre serem usadas para coletar informações sobres os seus utilizadores ... um pouco como a filosofia da Google e FACEBOOK ... desde que não nos importemos com essa recolha podemos usar e abusar
    no entanto temos de ter em atenção que muitas apps pedem acesso a quase TODOS os nossos dados e funcionalidades do tlmv podem na prática ficar a SABER e controlar a totalidade do nosso equipamento

    ResponderEliminar
  2. O uso da tecnologia (e consequentemente das apps) promove a Conectividade – exige que professores e alunos lidem com o conhecimento na rede. Mas não é apenas a importância de estabelecer conexões entre diversas fontes de informação, mas também é o criar padrões úteis de informação.

    Siemens reconhece a importância da conectividade, referindo que “We derive our competence from forming connections”.

    ResponderEliminar
  3. Aqui surge também um problema, é que num universo tão vasto de apps, qual a melhor para um determinado fim??? por vezes a procura pode ser infrutífera e até frustrante .... muito tempo se perde e... por vezes, para nada....

    ResponderEliminar
  4. Reconheço que há APPS muito boas, mas o problema reside na quantidade e no escasso tempo para aferir a sua qualidade. Falta um "filtro" como o Scoop it para ir fazendo uma "curadoria".

    ResponderEliminar
  5. É indiscutível a ajuda que algumas apps podem dar à criação de conteúdos ou outros materiais muito úteis para o ensino. Podem também ajudar e motivar os alunos para o maior envolvimento nas atividades e consequente aproveitamento. O reverso da medalha é, muitas vezes, a débil qualidade de algumas apps ou o tempo que dedicamos na sua procura/exploração. Embora neste campo, a utilização do conceito de curadoria pode ajudar...

    ResponderEliminar
  6. A fome de aquisição de conhecimentos dos nosso jovens com recurso a meios tecnológicos de topo, levam os formadores a recorrer a apps a fim de colmatar lacunas e criar ferramentas pedagógicas actualizadas capazes de cativar os formandos cada vez mais alheados da sala de aula tradicional, e impregnados nos novos mundos virtuais.
    Porém, dado a oferta de apps, a facilidade com que são pedidas informações pessoais que intuitivamente vão sendo carregadas, abrem a terceiros, acesso aos dados privados dos utilizadores.
    Como em tudo que nos rodeia, encontramos ferramentas fidedignas e outras nem por isso, "Como saber qual a mais Segura", ...... por muitos filtros que usem, não creio ser possível saber!

    ResponderEliminar
  7. A utilização das apps no ensino das línguas é sem dúvida uma mais valia. Os alunos podem enriquecer o seu vocabulário, aprender a pronunciar e corrigir a sua pronúncia. Se, por um lado, é importante ter em atenção o rigor e qualidade de algumas aplicações q estão ao nosso dispor, também devemos ter em consideração q a aprendizagem das línguas requer treino constante, tanto ao nível oral como ao nível escrito o q se torna muitas vezes desmotivador e desinteressante para os alunos, aqui sim reside o grande trunfo da utilização das apps já q estas permitem um treino intensivo e sistemático, com atividades motivadoras e atrativas. Os alunos podem treinar em qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando o seu dispositivo móvel, enquanto ouve uma música, vê um filme, ouve ou lê as notícias.

    ResponderEliminar
  8. Existindo tantas aplicações realmente escolher as melhores para as metas que pretendemos atingir torna-se um trabalho difícil. Penso que a forma de podermos conseguir escolher algumas interessantes será com trabalho em equipa e principalmente aprender com aqueles que já trabalham na área há mais tempo. Penso que a partilha e o trabalho em equipa pode ser uma forma de escolher as melhores apps a utilizar na sala de aula.

    Arminda Costa

    ResponderEliminar
  9. Apps na aprendizagem de línguas é como as outras apps, temos que saber escolher as melhores. Como diz no vídeo nem todas as apps para línguas são boas mas podem ser utilizadas para a aprendizagem de vocabulário e pronúncia. Temos que saber selecionar as apps de acordo com as temáticas que os alunos estão a aprender em sala de aula. Por vezes mostrar aplicativos que não estão bem feitos também pode ajudar a mostrar aos alunos os erros que se podem cometer para eles saberem o que devem e não devem fazer. Para quê fazer mal se outros já o fizeram! Isto é também podemos aprender com os erros dos outros, para não os repetirmos!!
    Arminda Costa

    ResponderEliminar